¿HÉROE O VILLANO?

¿HÉROE O VILLANO?

viernes, octubre 23, 2015

LAS OLIMPIADAS DE PUEBLOS ORIGINARIOS

A goleada alemã, o índio russo e 10 curiosidades da "Olimpíada" 

Ministério do Esporte/Divulgação
Etnias do Brasil jogam futebol no 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO)
Etnias do Brasil jogam futebol no 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO)
.
.
PUBLICIDADE
O adolescente Edilson, de 15 anos, não podia imaginar que o gol relâmpago que marcou, após 59 segundos do início da partida, abriria uma goleada semelhante a que traumatizou brasileiros diante dos alemães em outro torneiro internacional, a Copa do Mundo de 2014.
O camisa dez dos bororos, do Mato Grosso, marcou três dos sete gols na vitória sobre os assurinis, do Pará, nesta quinta-feira (22), no estádio Nilton Santos, para a estreia da primeira edição dos JMPI (Jogos Mundiais dos Povos Indígenas), em Palmas (TO).
Ao contrário do time comandado por Scolari, em 2014, os assurinis se saíram um pouco melhor, marcando dois gols na derrota para os bororos.  "Estou emocionado por ficar marcado na história dos Jogos Mundiais", disse Edilson, palmeirense e fã de Neymar em entrevista à imprensa local após a vitória de sua etnia.
A abertura oficial dos JMPI acontece nesta sexta-feira (23), com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Até o dia 31, 1.000 atletas indígenas do Brasil e outros 700 vindos de 23 países vão participar de competições e de jogos de demonstração de suas culturas.
Além de jogarem o esporte mais difundido entre a dita civilização, o futebol, índios de todo o mundo vão competir em modalidades típicas de seus povos, como corrida com toras e disputa de arco e flecha.
Entre as delegações visitantes, estão índios da Rússia, Finlândia, Mongólia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá,  africanos de Gâmbia e Etiópia e povos da América Latina, como México, Peru, Chile e Argentina.
E mal iniciada a "Olimpíada" indígena, o ministro do Esporte, George Hilton, já planeja voos mais altos para o Brasil: ser a sede de uma espécie de COI (Comitê Olímpico Internacional), para organizar os próximos Jogos Mundiais no exterior.
VEJA DEZ CURIOSIDADES DA PRIMEIRA EDIÇÃO DOS JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS:
1- Como surgiu a ideia?
Desde 1996 o Brasil organiza torneios com etnias nacionais. A última edição foi a de 2013, em Cuiabá. Os povos terenas, envolvidos na organização destas competições e que têm contato com grupos de países como Canadá, Rússia e Bolívia, é que trouxeram a ideia de uma "Olimpíada" mundial, segundo o ministro do Esporte, George Hilton.
2- Quem participa?
São 1.000 índios do Brasil e 700 de outros 23 países. Entre eles, estão povos da Rússia, Finlândia, Mongólia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá,  africanos de Gâmbia e Etiópia e de etnias da América Latina, como México, Peru, Chile e Argentina.
Divulgação/Ministério do Esporte
Delegação de atletas indígenas da Bolívia, em Palmas (TO), para os JMPI
Delegação de atletas indígenas da Bolívia, em Palmas (TO), para os JMPI
3- Quem escolhe os atletas?
Ao contrário da Copa ou das Olimpíadas, não há torneios prévios de cada modalidade para selecionar os melhores atletas. Eles são escolhidos pelos caciques de cada tribo dos povos convidados para os Jogos.
4- Há uma disputa entre países?
Não necessariamente. Apesar de os JMPI reunirem indígenas de 23 países, há casos de índios de diferentes países disputarem entre si, mas também em algumas modalidades participam apenas etnias brasileiras ou mesmo só um determinado povo.
5- É uma competição?
Também. Mas há modalidades apenas para demonstrar a cultura de um povo. Não existe vencedor nem entrega de medalhas em um pódio.
6- Existe uma abertura, como na Olimpíada?
Sim. Nesta quinta-feira (22), houve a cerimônia indígena para acender o fogo sagrado e, nesta sexta (23), será acesa a pira dos Jogos, no pôr do sol, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
7- Tem mascote?
Sim! O índio Kaly é o mascote oficial dos JMPI. Vem do nome Kallyhute, originário do tronco linguístico aruak, nativo do povo Terena. Traduz a pureza e a dádiva que a vida das crianças representa em uma aldeia.
Divulgação
O índio Kaly é o mascote oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
O índio Kaly é o mascote oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
8- Quem são os atletas?
Assim como nas Olimpíadas, os JMPI são democráticos, com a presença de adolescentes e de adultos, incluindo mulheres, mas a escolha é definida por cada etnia.
9- Os índios dormirão em ocas? O que vão comer?
Nem todos. Para os brasileiros, haverá tendas para esticarem suas redes. Já os estrangeiros, muitos deles de países com inverno rigoroso, dormirão em camas instaladas em salas de aula (com ar condicionado!) de uma escola municipal próximo ao evento.
Para produzir 220 toneladas de alimentos, foi elaborado um menu que buscou detectar elementos de cada cultura e que fosse produzido por cooperativas indígenas.
10- Quais são as modalidades?
Há os chamados jogos de integração, que fazem parte do cotidiano de praticamente todos os povos, como arremesso de lança, arco e flecha, natação e corrida com tora.
E há jogos de demonstração, específicos de cada povo, como o jikunahati (um futebol que se joga de cabeça), kaipy (acertar folhas de buriti com arco e flecha) e peikrãn (espécie de jogo de peteca).
Um exemplo de modalidade internacional é a pelota maia, dos povos da Guatemala. No jogo, datado de 1.250 a.C, os participantes podem golpear a bola sem usar as mãos (com antebraço, ombro, quadril e costas) para passá-la através de um arco, como uma espécie de basquete.

No hay comentarios.: